Escola Casa Na Árvore

Escola Aberta

Acolhimento familiar

Consideramos a presença das famílias na escola fator importante na construção da relação de confiança. Para tanto, dispomos em tempo integral a equipe de Coordenação. A comunicação pode acontecer de maneira presencial, por meio de reuniões agendadas.

De maneira organizada e respeitosa com a rotina, além de levarem e buscarem as crianças em sala, praticamos o conceito de escola aberta, quando as famílias dispõem de um tempo para se articularem com a equipe de educadores com propostas que contribuem para a ampliação cultural e social das crianças. Eventos escolares como Culminância de projetos, Festa da cultura popular brasileira e Encontro das famílias fazem parte de nosso calendário anual contribuindo ainda mais para esta aproximação entre a escola e toda a comunidade escolar.

Subtitle

Title

Vivência e Adaptação

As famílias que chegam até a Casa na Árvore para uma visita são acolhidas para uma apresentação de nossa estrutura física, filosófica e pedagógica. Circulam por todo o espaço podendo acompanhar, sem interferência, alguns momentos da nossa rotina. É fundamental o zelo com as propostas que estão em andamento pelas turmas. Para aproximar ainda mais estas famílias do nosso cotidiano, as convidamos para uma vivência onde podem experienciar com sua criança alguns momentos com a turma. Para tanto, é necessário um agendamento para que a equipe planeje um bom momento para que o grupo possa acolher também esta nova criança no espaço.

A chegada à escola após a matrícula é um momento que requer sensibilidade com as crianças, famílias e com o grupo que a acolhe. Para tanto, planejamos uma semana com horários específicos, aumentando progressivamente a carga horária respeitando os processos de adaptação da criança e da família. Este período pode variar uma vez que cada indivíduo carrega consigo hábitos, experiências e sentimentos ímpares.

A adaptação é o período em que a criança começa a criar vínculos com um novo espaço, novas pessoas e novos sentimentos. Portanto, respeitar e acolher cada um destes sentimentos faz parte da construção da relação de confiança. Neste processo, objetos de transição podem ser usados no intuito de oferecer para a criança referências e pontes com espaços que representam para ela um ambiente seguro. Cheiros, sons e texturas são bem vindos!

Recreio dos Bandeirantes

Rua Roberval Cordeiro de Farias, 471