Escola Casa Na Árvore

Projetos Pedagógicos

Pedagogia de Projetos

Usando Projetos Pedagógicos como metodologia, abordamos assuntos atuais, relevantes e de interesse de nossas crianças. O tema é decidido com a participação das crianças como protagonistas neste processo.

A Pedagogia de projetos vem para consolidar com nossa equipe de professores os Direitos de aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil e a Base Nacional Comum Curricular, documentos que regem a educação no Brasil e que evidenciam o respeito com os processos de desenvolvimento na primeira infância. Garantir o conviver entre as crianças, imersas em espaços e no brincar que valorize suas potencialidades, é a premissa de uma escola responsável com o desenvolvimento humano. Participar de maneira integrada às propostas é direito de todos, o que consideramos inclusivo e humano. Explorar cada uma das escolhas, espaços, objetos, brincadeiras e descobertas, sejam elas em grupo ou individuais, sugere a cada indivíduo o convite ao olhar investigativo, questionador e potente.  Expressar-se faz parte da construção individual e coletiva. Elaboram assim sentimentos, pensamentos, atitudes, participando da construção efetiva de espaços coletivos democráticos e ativos. Assim, conhecer-se se dá de maneira orgânica, na relação com o outro, com diferentes culturas e com a própria participação em espaços diversos. A construção de uma imagem positiva de si ocorre com o despertar de sua autoconfiança e envolvimento com seu grupo de pertencimento.

Acreditamos na primeira infância como uma fase da vida em que a imaginação é combustível para a construção de suas grandes descobertas. No brincar, ao ouvir uma história, ao transitar por espaços que favorecem o olhar investigativo a criança desabrocha seu olhar para o mundo de maneira sensível, podendo revelar suas experiências nesta relação. Habilidades como o levantamento de hipóteses e a criatividade podem disparar temas abundantes para pesquisas, desenvolvimento cognitivo, moral, ético, social e emocional. Juntos, crianças e educadores estabelecem temas que são pertinentes para cada grupo.

A cada semestre, a turma determina os temas que serão disparadores para o desenvolvimento de habilidades em cada campo do conhecimento. Com professores atentos e imersos no universo das crianças, desfrutam das mais novas ideias, situações problemas e repertórios que surgem. Conversas, brincadeiras e diálogos acerca das descobertas e objetos de estudo compõem os planejamentos, tornando as crianças autores de suas próprias experiências.

No decorrer do ano, podem acontecer projetos paralelos. Eles surgem para atender a curiosidades mais profundas das crianças. Legitimando a curiosidade e o protagonismo infantil, levantamos os conhecimentos e as perguntas que motivam novas pesquisas.

Em janeiro a nossa rotina é transformada! Vivemos a Colônia de férias com o acolhimento e sensibilidade de toda a nossa equipe de auxiliares. Com propostas pensadas com a orientação pedagógica, organizamos espaços e cenários ricos que proporcionam o brincar de maneira orgânica e prazerosa.

O início do ano letivo acontece em fevereiro. É quando professores e crianças estruturam suas salas com suportes estáveis que serão usados durante todo o ano, como chamada, planejamento, calendário, fichas. Os laços entre educadores e crianças dão início a partir da cumplicidade e envolvimento em cada momento vivido pelo grupo.

Recreio dos Bandeirantes

Rua Roberval Cordeiro de Farias, 471