Escola Casa Na Árvore

A Escola

Aqui na Casa na Árvore entendemos que o desenvolvimento humano acontece através de um processo dialógico entre o indivíduo e seus pares sociais. Na medida em que se relaciona com o mundo físico e com as pessoas a sua volta, o bebê e a criança vão constituindo sua identidade. Ao mesmo tempo em que se diferenciam dos outros, se percebem inseridos e pertencentes ao grupo. Grupo este formado por crianças e adultos: todos os agentes da nossa comunidade escolar são importantíssimos neste movimento de participação da vida em sociedade: crianças, equipe e famílias.

Na primeira infância, período inaugural da vida, quando as crianças estão em pleno movimento de investigação e curiosidade, a qualidade de suas vivências é determinante no seu desenvolvimento integral. Este é nosso material de trabalho: o desejo pelo saber, pelo conhecer, pelo descobrir, pelo compartilhar suas descobertas e descobrir juntos. Uma escola que valoriza mais as perguntas que as respostas. Valoriza as hipóteses que as crianças elaboram desde a mais tenra idade.

Acreditamos que toda criança é potente, se desenvolve e amplia seu conhecimento de mundo a partir de suas vivências significativas. Por isso, proporcionamos um espaço preparado e organizado por uma equipe atenta, sensível e de escuta aberta para todas as formas de se expressar da infância.

Desta forma, nosso trabalho pedagógico se concretiza através de um currículo que integra o brincar como expressão da cultura, os conhecimentos de mundo significativos para as crianças, e as múltiplas linguagens da infância. A partir de situações do cotidiano e de pontos de interesse dos grupos, os projetos são costurados com as linhas da pesquisa, da experimentação e da ampliação cultural.

O eu, o outro e o nós

Corpo, gesto e movimentos

Traços, sons, cores e formas

Escuta, fala, pensamento e imaginação